Desenvolvimento Fora da Caixinha
- André Castro da Cunha
- 15 de set. de 2024
- 2 min de leitura
É comum nos depararmos com a seguinte situação: um produto está sendo desenvolvido, seja um jogo ou um software corporativo, e a equipe trabalha por muito tempo sem nada para mostrar. Muitas vezes, o desenvolvimento do produto se preocupa apenas consigo mesmo, e não com o que dá suporte a ele.

Mas o que isso significa? Todo projeto possui stakeholders - clientes ou parceiros que estão ajudando, inclusive financeiramente, no desenvolvimento do produto. No entanto, esses stakeholders nem sempre conseguem visualizar o produto em desenvolvimento. O desenvolvimento deve estar voltado para as entregas que devem ser feitas.
Vamos usar um exemplo de jogos digitais para ilustrar melhor:
Se preciso começar a criar uma comunidade para o meu jogo e apresentar a minha ideia a possíveis investidores, minha equipe não precisa gastar todo o tempo trabalhando na pré-produção, na modelagem e assim por diante. Precisamos trazer elementos que irão mostrar os valores da nossa ideia. Seja um jogável ou apenas um vídeo com uma gameplay, é importante mostrar o máximo de qualidade em pouco tempo.
Aqui vão algumas dicas:
Use assets no início, depois você pode substituí-los.
Para a criação de um vídeo, você não precisa da programação complexa.
Utilize VFX na edição do vídeo para deixar o jogo mais atrativo.
Não termine todo o cenário, utilize ângulos que irão mostrar o que já está pronto.
Tente ter um pouco de variedade, mostre outros cenários e personagens(não precisam estar completos).
Não tenha medo de mudar o que você mostrou.
Você só precisa animar o que irá aparecer em cena
Obs: Quando falamos de software corporativos, isso fica ainda mais fácil de ser alcançado, já que há menos elementos em jogo para poder demonstrar o software que você e a sua equipe está criando.
O importante é entender que o desenvolvimento não deve ser focado apenas no produto final, mas em etapas intermediárias que possam ser apresentadas aos stakeholders. Isso ajuda a manter o engajamento, obter feedbacks valiosos e, eventualmente, até mesmo angariar recursos adicionais para o projeto. Sair da "caixinha" e pensar em formas de mostrar o progresso pode fazer toda a diferença no sucesso do empreendimento.Desenvolvimento Fora da Caixinha